terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Romaria x Cidadania


Por Cadicha Sastre

Não sei bem o que representa a fé para muitos religiosos praticantes  mas concluo que falta muita reflexão e sobra alienação por boa parte deles.  Cito aqui o exemplo da romaria para levar e trazer N.Sra. Aparecida de um santuário para outro. Fé verdadeira não combina com barulho estressante e lixo jogado pelo caminho, que dirá então o total desrespeito à natureza e aos animais que entram em pânico devido aos fortes estrondos de rojões e até morteiros. Haja trabalho para os garis. Não é possível que cada um não saiba de sua responsabilidade como cidadão, será preciso desenhar? 



Quem terá sido o cristão que em algum santo dia incurtiu essa indecente ideia de queimar fogos de artifício nas celebrações religiosas? Deve ter sido algum comerciante de fogos, só pode. Tenho aqui comigo que todo santo quer paz, harmonia e respeito entre tudo e todos, afinal somos uno com o Todo. A santa madre igreja aprova a queima de fogos porque diz tratar-se de uma tradição.  Ora tradição só deve ser mantida quando não prejudica  esse ou aquele indivíduo,  animais e meio ambiente. Nosso grande gênio e cientista Albert Einstein afirmou em uma de suas célebres frases:  "A tradição é a personalidade dos imbecis". Nada mais verdadeiro.
Todos nós sabemos do pavor que cães e gatos têm dos rojões, muitos chegam a fugir assustados de suas casas, alguns têm ataque cardíaco outros que vivem nas ruas são atropelados durante a fuga alucinada em busca de proteção e abrigo, animais dos zoológicos ficam agitados, nervosos, crianças pequenas acordam assustadas, pessoas idosas ou enfermas são atormentadas pelos estrondos. filhotes de pássaros prestes e alçar vôo caem de seus ninhos, pombos desorientados colidem com paredes, justamente o pombo, símbolo do Divino Espírito Santo!  Talvez esteja havendo um erro de avaliação  quanto às exigências da santa em ter fogos em celebração a seu nome, tanto pelos dirigentes da igreja quanto pelos distraídos romeiros que rezam suas aves marias e seus pais nossos mecanicamente sem se dar conta do teor da oração.
Como pode uma  santa como Nossa Senhora, tão cultuada pela população brasileira não se compadecer dos animais e se alegrar com tanto estrondo e sujeira durante a celebração dedicada a ela? Se ela se alegra com tudo isto talvez esteja precisando ter uma conversinha particular lá com São Francisco de Assis.
Que raios de fé é essa que se dá ao direito de incomodar, tirar a paz de outros num frio domingo antes das 6 horas da manhã e ainda sujar o caminho por onde passa? As fotos comprovam o rastro de sujeira do total desrespeito.
Espiritualidade zero e nota dez para a falta de educação também deveriam ser divulgadas pela mídia que tanto enaltece os romeiros.  Não consigo entender como os dirigentes da santa madre igreja deixam fatos assim acontecer: fogos devido a  tradição e lixo nas ruas  em nome da velha falta de educação.
Imagino como seria a postura da  santa caso estivesse viva entre nós pobres almas humanas diante de tanto desrespeito,  certamente  não  iria passar sua santa e imaculada mão sobre a cabeça dos fieis sem noção  ou então simplesmente iria surtar assim  como Jesus quando expulsou os gananciosos comerciantes do templo.
Quem sabe a santa não esteja pensando em adotar alguns critérios futuros para atender aos pedidos de seus desinformados seguidores mandando um recadinho malcriado para que eles sejam menos fanáticos e mais conscientes ou,  pelo menos, mais educados? Acho que não, santos costumam ficar quietinhos no canto deles, não costumam revidar.
Agora, vamos combinar? É absolutamente possível participar de  romaria sem jogar um lixinho sequer no chão, é possível também trocar os rojões por cânticos, palmas, sinos e até um panelaço a la hermanos.  A santa certamente aprovaria com alegria. Simples assim, ético e elegante, meus queridos romeiros desatentos e com espiritualidade de fato beirando a zero.
Ok, torcedores de futebol também nos infernizam ano inteiro com seus rojões, eles também são tão alienados quanto. Falta de respeito e educação  estão na mesma medida. É muita inutilidade permeando cabeças de quem não se preocupa em raciocinar ou simplesmente observar seus próprios atos.
Um dia há de chegar onde teremos mais cidadania e menos fanatismo em cultos religiosos com menos histeria no carnaval e também no  futebol deste país de Deus. Valei-me Nossa Senhora!

0 comentários:

Postar um comentário